top of page
Buscar

Estudo genético a favor do Botox

Atualizado: 27 de jun. de 2023


ree

O futuro já chegou, se antes teste genético era coisa de ficção e filmes americanos, atualmente é uma realidade completamente possível, e um excelente aliado para reduzir a ação do tempo no rejuvenescimento.

Para nos explicar um pouco mais eu convidei a Dra Gilmara Ausech Antonucci, bióloga e geneticista:

Se pensarmos em Genética nos vem logo a cabeça perguntas como: será que meu filho vai ter a cor dos olhos do pai? Ou será que vou ter câncer? Ou Diabetes?

Estas perguntas são pertinentes à Genética, porém, desde quando o DNA foi descoberto em 1953, passando pelos avanços do Projeto Genoma Humano em meados dos anos 2000, a evolução deste conceito foi surpreendente.

Por mais distante que pareça, a Genética pode ser uma grande aliada da Estética. Com o fim do Projeto Genoma Humano, foi decifrado nosso código genético e, a partir daí surge a Genômica. Com ela várias possibilidades de atuação, delineando estratégias e condutas mais precisas.

Neste contexto, surgem os Testes Genéticos Preditivos, que como o próprio nome já refere, investiga características e variantes genéticas e a partir delas previne-se doenças e ainda infere o direcionamento mais assertivo e efetivo não somente a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, mas também, oferece informações sobre predisposição ao envelhecimento acelerado, dispondo predisposição a degradação rápida de colágeno por exemplo, a perda de telômeros (que são as extremidades dos cromossomos que quanto mais rápido perdemos mais rápido é o processo de envelhecimento), ainda deficiência de nutrientes, o que implicaria no processo acelerado de envelhecimento.

Estas informações são extremamente válidas e úteis para a estética facial e corporal, possibilitando adequar procedimentos cada vezes mais personalizados e individualizados de forma que os resultados seriam muito mais efetivos.

Para o exposto, visualizamos características genéticas que se associam a deficiência de nutrientes, tendência a obesidade, perda de telômeros, quais os exercícios físicos mais adequados para cada indivíduo, e assim torna praticável elencar quais seriam as melhores condutas para o paciente que deseja emagrecer, ou melhorar aspectos de celulite ou rugas de expressão, ou até mesmo, otimizar os resultados com a bioestimulação de colágeno, por exemplo.

Muitas vezes o profissional aplica um procedimento no paciente, que não exibe um resultado esperado. Desta forma, é importante salientar a importância da visão integrada para o paciente em conjunto com o profissional de estética, junto ao geneticista e ao nutricionista de modo a interpretar, após a adequação do painel genético, quais seriam as melhores estratégias a serem aplicadas para a obtenção de resultados mais efetivos visando melhorar a saúde da paciente, a autoestima e bem-estar.

Como complemento, conhecer a genética não significa falar de doenças, mas sim trazer uma proposta de mudança de que implique em melhora na qualidade de vida, levando a longevidade saudável.

E você deve estar pensando, que é um alto investimento, eu te digo que não. Hoje temos testes a partir de dois mil reais, salientando que é indispensável a consultoria do profissional geneticista com o o acompanhamento do nutrigeneticista para leitura e interpretação do exame e com tudo isso nos leva a estratégias mais assertivas para qualidade de vida e longevidade, não apenas para rastreamento de doenças e fertilização.


Por. Rafaela Germanovix

Autora Convidada especial : Dra Gilmara Ausech Antonucci – CRBio no. 023508-01/D (Bióloga e Geneticista; CEO da Genethos – Consultoria em Testes Genéticos.

Contato: (18) 99645-4382

Instagram : @ethosgene_lifestyle

 
 
 

Comentários


Av. Ayrton Senna, 1055 sala 1504 I Ed Square Garden

Londrina- PR CEP 8605-460

comercial.rafaelagermanovix@gmail.com

Tel: (43) 99154-5308 I 330151-80

Atendimento

Seg - Sex: 8:00 - 18:00 I ​​Sábado: 9:00 - 12:00

© 2022 por Rafaela Germanovix

bottom of page