Autoestima e Estética
- Rafaela Germanovix

- 30 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Autoestima é se sentir bem consigo mesmo, e estar em paz com o espelho, esse sentimento influencia diretamente na nossa segurança e autoconfiança, para falar sobre esse tema tão importante eu convidei a Professora Dra Marli Machado de Lima, psicóloga clínica e minha paciente, e foi muito interessante que a idéia surgiu durante uma das nossas sessões e ela aceitou na hora, eu vivêncio isso a 16 anos na minha rotina, e ter uma opnião profissional veio para corroborar o conhecimento empirico, e foi uma grande honra ter essa colaboração.

''Nem sempre estamos satisfeitos com nossa aparência. A nossa constituição enquanto sujeito inicia-se com a imagem, um bebê inicialmente não é capaz de se reconhecer no espelho, a imagem que tem de si mesmo é muito fragmentada. Somente, por volta dos 8 meses, o bebê se descobre no espelho, e neste momento ele vivencia a experiencia de júbilo, de se ver como uma imagem completa. Desde então somos capazes de nos reconhecer no espelho. Mas nem sempre essa imagem nos agrada, não é mesmo?
Com o advento do Instagram, e seus inúmeros filtros, ficou mais difícil se olhar no espelho sem esses mágicos filtros, que nos faz parecer, mais jovens, mais bonitos. Todos nós gostamos dessa imagem filtrada. O que pode acarretar uma distorção da imagem real, de quem somos. É preciso cuidado, porque é fácil negar a si mesmo.
Cuidado de si, tem a ver com autoestima. Ao ver a imagem perfeita no Instagram, corre-se o risco de não querer mais se ver no espelho. O perigo é de que, quanto mais negamos essa imagem no espelho, menos nos cuidamos, e mais necessitamos dos filtros. Seja prudente, autoestima está ligado com o cuidado que você tem com você mesma. O cuidado de si, requer atenção diariamente.
Há momentos em que precisamos de um estímulo de fora, de alguém que nos ajude a nos cuidar. Afinal, nossa primeira imagem veio do outro, daqueles que cuidaram de nós. Procurar ajuda de um profissional que te ajude a se redescobrir no espelho pode ser fundamental, voltar a ter aquela sensação de jubilo, pode ser libertador. Um profissional sério de estética é aquele que irá potencializar sua própria beleza natural, e não te transforma em outro. Estar de bem com a própria imagem, é reconhecer a si mesma, aceitar quem se é.
Autoestima tem a ver com aceitação. Se aceitar é querer cuidar-se. E quanto mais se cuida mais valor você terá para você mesma. É importante ressaltar, que na medida em que você se deixa cuidar, você adquire o hábito de continuar esse trabalho, não se abandone. Só te peço que tenha paciência com o processo, e nem queira ser outra, valorize seus traços, e tente se reconhecer como ser único.''
Em mundo de filtros, harmonizações (padronizações) e constante comparação, a reflexação sobre a importância da estética em relação a autoestima e de ter um acompanhamento profissional sério que preconize seus traços enaltecendo o que você tem de melhor, sem alterar sua estrutura facial, respeitando a sua singularidade faz toda diferença no resultado natural e delicado.
Por Rafa Germanovix
Convidada Dra Marli Machado de Lima - Psicóloga clínica
R. Paes Leme 1264 Sala 401 contato : 43 996084.4990



Comentários